Há mais de 16 anos prontos para atender você e tornar seu mundo mais nítido. Entre em contato hoje mesmo!
Historia da Optometria
A história da Optometria inicia desde o século XIX, quando um grupo de cientistas criou um ramo diferente da ciência óptica conhecido como óptica fisiológica, pelo qual o tema da visão humana vem a ser um dos mais exatos em conhecimento e prática. Dentre estes cientistas destacaram Helmholtz, Young e Donders.
Nos estados Unidos Charles P. Prentice (1854-1946), denominado "Pai da Optometria", lutou pelo reconhecimento legal da profissão de Optometria em Nova York. Prentice era engenheiro mecânico, óptico e refracionista, seus esforços foram em defesa da formação de profissionais, com preparação adequada aos cuidados com a visão, pois considerava que os serviços refrativos estavam completamente deficientes no país.
Nos Estados Unidos, o Estado de Minnesota, foi o primeiro legislar sobre a Optometria, em 1901. Em 1903, a Sociedade Americana de Óptica, que incluía ópticos e refracionistas, mas considerava que era necessário encontrar uma nova denominação para os ópticos e refracionistas, surgindo assim em 1904, o termo Optometria, que teve origem nas palavras gregas "opsis+metrom", que significava medida da visão. A partir daí foi realizada uma grande campanha para popularizá-lo e a organização passou a chamar-se Associação Americana de Optometria.
O reconhecimento da profissão em Nova York só aconteceu em 1908 e, a última na jurisdição do Distrito de Columbia, em 1924. Atualmente a Optometria é reconhecida e aceita como uma profissão responsável pela saúde visual, em quase todos os estados americanos e Agências Federais do Governo Americano. O Optômetra e o oftalmologista, no contexto social americano, trabalham em conjunto frequentemente, visando um melhor desempenho no atendimento a saúde visual da população.
Atualmente, a Optometria é uma profissão completamente difundida e respeitada no mundo inteiro, sendo que está presente de forma regulamentada em mais de 130 países no mundo, entre eles: Estados Unidos; Canadá; México; Cuba; Costa Rica; Panamá; Uruguai; Paraguai; Colômbia; Inglaterra; Alemanha; Itália; Portugal; Espanha; Rússia; Japão; China; Índia; África do Sul; Quênia; Israel; Líbano; Austrália; Nova Zelândia; entre outros.
Nos países que adotam a Optometria, percebeu-se uma melhor distribuição desses profissionais em regiões longínquas e de difícil acesso. Isto facilitou o atendimento a população, principalmente a menos favorecida. Em todos estes países o profissional em Optometria possui qualificação específica e trabalha em harmonia com todos os outros profissionais sanitários e médicos.
Passado tantos anos de evolução e crescimento dessa ciência, em muitos países a profissão continua esquecida e confundida com outras da área da saúde visual, muitos profissionais Optometrista continuam lutando pelo reconhecimento da sociedade.
Em cada país a Optometria seguiu uma linha de desenvolvimento e crescimento diferente, em alguns se tornou uma profissão reconhecida e essencial á sociedade com os profissionais se tornando referência em pesquisas e estudos científicos. Em outros países enfrentou resistência e barreiras para seu crescimento e contribuição á sociedade.